- Área: 90 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. Calero é um projeto residencial que está localizado em San Angel, ao sul da Cidade do México. O terreno já contava com uma pequena construção de tijolos e telhas, cujas configurações teriam que ser respeitadas e reaproveitadas. Para o projeto, deveria ser gerada uma nova proposta com o menor custo, mínimo de materiais e com a menor quantidade de elementos.
Este projeto foi concebido sob a premissa de reutilizar os elementos necessários para materializar uma obra arquitetônica, sendo neste caso as fôrmas de madeira, e em específico, o Polín.
O material que seria considerado resíduo de obra se converte na própria obra e é tratado e utilizado com honestidade, sendo que quando reutilizado, não se modifica, apenas muda seu estado.
O projeto foi resolvido partindo do material de desperdício de uma obra para criar um espaço habitável. As sobras de materiais se convertem nos elementos principais para a construção.
É o material que define as dimensões, estrutura e os acabamentos do projeto, desta maneira obtém-se uma dualidade conceitual onde o material é utilizado como se pode, sem cubri-lo ou ocultá-lo, mas evidenciando-o com a maior honestidade; ao mesmo tempo se cria uma consciência de reciclagem que faz com que esta obra seja sustentável em todos os aspectos, não apenas em termos ecológicos, mas também sociais e teóricos.
A madeira que foi utilizada como fôrma para outras obras, em Calero ocupa um lugar central em termos estéticos e estruturais, convertendo-se em piso, parede, coluna, viga e até em elementos de brises.
Para a cobertura foram utilizados painéis de telhas metálicas por seu caráter leve e econômico. Entretanto, teve seu funcionamento melhorado agregando tubos de papelão (de 2 polegadas de espessura) conseguidos como sobras de uma loja de telas, utilizadas aqui como isolante térmico e acústico, formando uma câmara de ar.
Optou-se por utilizar um método de construção à seco, ou seja, sem utilizar concreto, utilizando alguns elementos pré-fabricados e montando em obra, com o objetivo de reduzir custos. Isto resultou numa construção cujo orçamento é aproximadamente apenas 25% de uma obra convencional.